sábado, 26 de julho de 2008

Religião e Religiosidade

Existe muita discussão entre membros de diferentes religiões. A minha é melhor que a sua, a minha é mais profunda, etc, etc. Necessário compreender que existe diferença entre Religião e Religiosidade.

A Religiosidade é um sentimento interior e inato a todos os seres humanos, da existência de uma Força/Inteligência Superior, ou seja, Deus. Todos nós temos em maior ou menor percepção este sentimento. Portanto existe a vontade natural de manifestar esta religiosidade. É esta manifestação da religiosidade, que difere de um para outro.

No meu entendimento, a Religião é a determinação de um padrão de manifestação da Religiosidade. O Católico manifesta sua religiosidade participando do ritual da missa, fazendo suas orações, etc. O Budista participará dos rituais no monastério, fará suas meditações e orações. O Espírita assistirá palestras nos centros espíritas, fará seus estudos pessoais, se for um médium talvez participará de trabalhos em prol do desenvolvimento desta mediunidade. etc. E assim sucessivamente, cada qual realizando-se no aspecto espiritual de acordo com suas próprias necessidades.

Percebemos que é comum, a migração de uma religião a outra. De forma geral a pessoa percebe que aquele tipo de manifestação não está realizando-o, e naturalmente acaba por mudar de religião. Era um católico que tornou-se espírita, um espírita que tornou-se um teósofo, etc.

Compreendendo a diferença entre Religiosidade e Religião, nos tornamos mais tolerantes e respeitosos com relação aquele que não possui o mesmo entendimento que possuímos. Entendemos também que a medida que nos desenvolvemos, evoluímos, nossa religiosidade também evolui.

Gosto muito do termo "Experiência Religiosa", ou seja, as religiões são experiências sociais naturais, são entes vivos, em constante desenvolvimento. São fenômenos sociais, ou seja, nascem, crescem, atingem um pico máximo, e decaem, por fim morrendo. Mas sua morte, deixa sementes para um novo ciclo mais elevado. Sua morte se dará quando não existir mais consciências que necessitem desta manifestação religiosa.

O estudo de filosofia e religiões comparadas nos faz entender que a luz vem para todos, não existem preferidos de Deus. As forças superiores trabalham constantemente pela evolução de todos os seres. A evolução é uma Lei Cósmica, portanto se aplica em qualquer tempo, ou lugar.

Paz e Bem.

4 comentários:

Unknown disse...

Solicito a sua autorização para utilizar o artigo religião e religiosidade na introdução da matéria religiosidade em meu site de ensino colaborativo e gratuito www.quebomsaber.com
desde de já grato
JC

Unknown disse...

Podemos estudar várias religiões, aumentando nosso conhecimento e sabedoria, elevando nosso espírito para mais perto de Deus. Assim vamos tirando nossas próprias conclusões do que se acreditar e usar nossa religiosidade e nossa fé para conquistarmos nossos objetivos e nos tornar pessoas melhores perante a justiça divina.

levi disse...

Excelente matéria, mas pra mim, por experiência de alguns anos, vi que as pessoas dentro de uma religião, vai se tornando religioso praticante dá religiosidade, que não é mais o princípio(religare), mas sim a rotina de conceitos formados pelos então líderes de movimentos religiosos.
Se perde o foco, principal de religião( religação) para religiosidade( práticas costumamente repetidas por indução)
Assim o ser humano se dá conta de que o enfado dá mesmíssima das práticas religiosas, são meramente a repetição copiada de outros e não experiências pessoais e espirituais propriamente.

Pazprosperidade disse...

A UDV é uma religião ou ceita